11 de junho de 2006

Passeio no Centro

Confesso que ainda sou turista na minha própria cidae! Conheci o Centro, graças a uma excursão com o pessoal do pré. Alias,não era bem uma excursão, e sim um trabalho de campo que o professor fez. Entre igrejas e museus, ruas com prédios antigos, ruelas e avenidas pra lá de históricas. Disso tudo só faltou pegar o bondinho e conhecer Santa Tereza, mas infelizmente eles estão em greve.

Começamos pela igreja do mosteiro de São Bento, lá pelas 11 horas, bem no meio da missa. Igreja simples por fora, mas bem pomposa por dentro. Tudo bem detalhado e revestido com ouro, por isso quando cheguei, dei de cara com muito dourado. Para se ter uma idéia, aquilo começou a ser construído em 1590 e só terminou séculos depois, sendo inaugurado em mil oitocentos e alguma coisa.


Seguimos pela Rio Branco e Presidente Vargas e chegamos na Igreja da Candelária. Em comparação com o mosteiro, a Candelária é bem maior, tão luxuosa quanto, mas num estilo bem diferente. Na calcada em frente, uns desenhos em vermelho representando os garotos que morreram na chacina.







Tiramos uma bela foto em frente ao chafariz da Candelária,mas ela foi deletada!!!! o(>_<)o Conseguimos encontra-la. Eu sou a da direita gorda e com meu anelzinho nada discreto.





Chegamos no Centro Cultural Banco do Brasil e assistimos a exposição “Arte em Cuba”. Um pouco à frente do Centro, havia a Casa Franca-Brasil, onde estava sendo exibida uma amostra de uma artista (não me lembro o nome) que fotografava flores e pintava se inspirando nessas fotos. Os quadros eram meios abstratos, parecia que a gente estava vendo uma foto num zoom máximo. Tinha também um mural cheio de quebra-cabeças para montar. As imagens eram as pinturas e eu tentei montar os bloquinhos sem muito sucesso.

Daí chegamos num dos momentos nostálgicos do passeio. Andar por aquelas ruas antigas, talvez tenha sido o melhor da excursão. Só de olhar aqueles sobrados da rua do Ouvidor e cia tentava imaginar como é que era viver ali no inicio do século passado. Passamos até pela casa da Pequena Notável. Hoje,funciona um comercio fervoroso naquelas ruas.


Estou cansada de digitar,entao vou continuar no próximo post,hehe! Zzz..(u_u) See you later!!

0 comentários:

 
design by suckmylolly.com