16 de agosto de 2008

As cores e a moda

O site de uma agência de publicidade anunciou há um tempo atrás que a cor azul seria uma das “top trends” para 2008. E segundo o meu site "de cabeçeira", " o azul estaria carregado de significados para o meio ambiente, consciência social e atitude ECO, pois é a cor dos oceanos e do céu, a identificação com as simbologias ECO é bem mais forte do que com a cor verde."

Então, baseada nessa tendência, percebe-se que o azul já é uma cor bem presente na moda em geral, e no próximo verão a coisa não será diferente. Além dele, outras cores virão para compor a cartela de cores para 2009 (ano que, ao meu ver será lindo!) dentre eles, o rosa de sempre.

Confesso que antes, eu tinha uma certa implicância com a cor azul... Mas percebi que combinação com o rosa pode ser bem interessante...


Mas, como alguém pode decidir qual cor será dominante sobre os produtos? Como alguém pode sugerir qual cor as pessoas usarão? Dentre os fatores que influem, além da ideologia que está por trás de uma cor em uma determinada época, como vimos acima, leva-se em conta a disponibilidade de matéria prima, corantes, etc. Depois, os tons são desenvolvidos, geralmente por uma empresa chamada Pantone, especializada em "criar" cores. Então, elas chegam às grifes/confecções e são escolhidas de acordo com o público-alvo da marca. E após muitos processos, as roupas chegam na loja. É por isso que de vez em quando acontece uns surtos nas vitrines (como a overdose de roxo num inverno não tão distante...).

cartela de cores - 2009

0 comentários:

 
design by suckmylolly.com